Movimente-se

O tratamento da dependência química é multidisciplinar.  

Há uma interação dos fatores biológicos com o meio ambiente conduzindo aos transtornos por uso de substâncias.  

Nesta combinação entre indivíduo, substância e meio ambiente, o indivíduo ocupa o papel central, e a relação que estabelece com a substância acarreta dependência ou não. O paciente é afetado por causas genéticas, biológicos, psicológicas e sociais. 

Rodeado por tantos fatores, é compreensível que quanto maior a combinação de estratégias, maiores serão as chances de recuperação destes pacientes. 

O exercício físico é um bom auxiliar no tratamento dos transtornos por uso de álcool, tabaco e outras drogas.

Entre os benefícios da atividade física, podemos citar: redução dos sintomas depressivos, melhora da ansiedade, do sono, da autoestima, das funções cognitivas (atenção, memória, concentração) e da qualidade de vida.

Pessoas com problemas relacionados às drogas necessitam de um substituto que possa lhes proporcionar uma sensação de prazer, bem-estar físico e mental. Neste contexto, a atividade física é capaz de colaborar na mudança do estilo de vida, ofertando hábitos saudáveis que aprimoram as habilidades psicológicas, físicas e sociais. Além disto, o exercício estimula o circuito de recompensa do cérebro, a mesma região que é ativada pelo uso de substâncias psicoativas. Desta maneira, a atividade física pode funcionar como parte de uma estratégia de tratamento na recuperação da dependência química, pois estimula o circuito de recompensa cerebral, competindo com a droga de abuso.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2020, recomenda 150 minutos de atividade física leve ou moderada por semana, entretanto o tipo de atividade e sua intensidade deve ser particularizada para cada cidadão.

Não se pode esquecer dos benefícios da atividade física em vários indicadores de saúde, tais como a prevenção de diabetes, de hipertensão arterial, de dislipidemias, doenças do coração, acidente vascular cerebral, obesidade, fortalecimento do sistema imunológico e melhora no padrão de sono.

A atividade física é mais um recurso, artesanal, de acesso universal, fácil de implementar, no enfrentamento ao uso prejudicial de álcool e drogas.

Ziyad Hadi 
Psiquiatra

Compartilhe: